É com prazer que nós da Arche e a comissão organizadora do I Encontro de Pesquisas Arqueológicas Invisibilizadas (I EPAI) divulgamos a publicação do caderno de resumos dos trabalhos apresentados no evento. Para acessar a publicação, clique aqui.

Agradecemos à todes que colaboraram com evento.

Sumário do Caderno de Resumos

APRESENTAÇÃO

A POPULAÇÃO DE RIO GRANDE ESTÁ DOENTE: UMA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA SOBRE AS PRÁTICAS DE CURA DO SÉCULO XIX

DA REDE À FÁBRICA: UMA ARQUEOLOGIA DAS MULHERES TRABALHADORAS DE SÃO JOSÉ DO NORTE

SOBRE A MATERIALIDADE DE FÃS DE BL E A CONSTRUÇÃO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO

ACERVO ARQUEOLÓGICO: O EMERGENTE DESAFIO DE UM ACERVO DIGITAL PARA A RESERVA TÉCNICA ARQUEOLÓGICA – LEPAN

ARQUEOLOGIA PÚBLICA E PAISAGEM NO CAIS JOSÉ ESTELITA, RECIFE: ‘O QUE O ESTELITA QUER SER?’

O POVOAMENTO AMAZÔNICO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA BIOCULTURAL

A APLICAÇÃO PRÁTICA DA FOTOGRAMETRIA DIGITAL PARA DOCUMENTAÇÃO DE ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS

O BAIRRO CASTELO BRANCO I: UMA ARQUEOLOGIA DA E NA PERIFERIA

A DITADURA NO INTERIOR PAULISTA: AS MORTES DE ALTAIR E MARIA

AMBIENTE DOMÉSTICO OU DOMESTICADOR? A ARQUEOLOGIA DA ARQUITETURA PARA ENTENDER AS RESIDÊNCIAS DO INÍCIO DO SÉCULO PASSADO

ARQUEOLOGIA REGIONAL NA BAÍA BABITONGA: CONSIDERAÇÕES SOBRE OCUPAÇÃO E MOBILIDADE GUARANI

CODINOME MACUMBA: A VIDA NA TENDA DE NAÇÃO AFRICANA DO PAI OXALÁ E SUAS ESTRUTURAS SAGRADAS

PERCEPÇÃO E APROPRIAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DO VALE DO CATIMBAU PELOS POVOS INDÍGENAS KAPINAWÁ: UM ESTUDO SOB O OLHAR DA ARQUEOLOGIA PÚBLICA

ARQUEOPOESIA: UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE RESISTÊNCIA À COLONIALIDADE

OFICINA CAMADAS SIMBÓLICAS DA MATERIALIDADE: RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E SUAS FORMAS DE HABITAR

PYRRHYCHE: A DANÇA EM ARMAS NA OBRA DE ATENEU DE NÁUCRATIS (SÉC. II-III D.C.) 

NAS PAREDES DAS CABINES DOS BANHEIROS PÚBLICOS MASCULINOS: ARQUEOLOGIA DAS EXPRESSÕES DO PRAZER E DO ÓDIO

ARQUEOLOGIA SOB UMA PERSPECTIVA QUEER: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DA PESQUISA 55 DA CHARQUEADA A LEITARIA: AS MODIFICAÇÕES NA PAISAGEM

A CERÂMICA PAULISTA E O APAGAMENTO EPISTEMOLÓGICO DAS MULHERES TUPINIQUIM NA CAPITANIA DE SÃO VICENTE, BRASIL

O COMPLEXO INDUSTRIAL DO ENGENHO PEDRO OSÓRIO A PARTIR DA ARQUEOLOGIA DA ARQUITETURA

PENSANDO A EDUCAÇÃO COMO LIBERTADORA: UMA PROPOSTA DE OFICINA DIASPÓRICA EM UM CURSO POPULAR

UMA ARQUEOLOGIA DO URBANO NA AMAZÔNIA

EMPODERAR E INCLUIR: TODOS POR UMA ARQUEOLOGIA DIGITAL MAIS DIVERSA, ACESSÍVEL, IGUALITÁRIA E MENOS NORMATIVA 

COBRAS GRANDES E OLHOS DE BOTO EM TODA A PAISAGEM: RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO SITUADO AMAZÔNICO E ARQUEOLOGIA 

ARQUEOLOGIA DAS MASCULINIDADES: PIRÂMIDES INVERTIDAS DAS TRANSMASCULINIDADES

O RECURSO AUDIOVISUAL COMO MANIFESTAÇÃO DA ARQUEOLOGIA: EM FOCO O VÍDEO ARQUEOLÓGICO “EVOCANDO PAISAGENS – UMA CARTOGRAFIA DE MEMÓRIAS DA GRIÔ”.

FLOR DE PAPEL: ARQUEOLOGIA, PERFORMANCE E MEMÓRIA

ESPETÁCULO, FETICHE E REIFICAÇÃO NA MATERIALIDADE ARQUITETÔNICA DE PELOTAS OITOCENTISTA