Todas as contribuições deverão ser enviadas para o e-mail: submissao.arche@furg.br.
Para dúvidas entrar em contato pelo e-mail: arche@furg.br
1) Poderão ser submetidos para publicação: artigos derivados de pesquisas e/ou reflexões teórico-metodológicas, resenhas de livros, relatos de experiência. Todos os trabalhos submetidos devem contemplar e/ou contribuir para o desenvolvimento da ciência arqueológica. Poderão ainda estar escritos em espanhol ou português.
2) Os textos devem ser submetidos em arquivos doc e serem originais, não tendo sido publicados antes;
3) Os textos devem seguir um padrão textual coeso e estrutural obedecendo à ordem de introdução, desenvolvimento e conclusão, a fim de explicitar adequadamente os objetivos do texto ora proposto;
4) Alinhamento: justificado; Fonte do texto: Times New Roman, tamanho 12, Espaçamento entre linhas simples;
5) Abaixo do(s) nome(s) dxs autorx(s), deve-se incluir um resumo no mesmo idioma do texto, contendo de 100 a 200 palavras em Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas simples, acompanhado de três a cinco palavras-chave;
6) Citações de até 3 linhas: devem vir inseridas no texto entre aspas e seguidas pelas devidas referências;
7) Citações com mais de 3 linhas: devem vir destacadas do corpo de texto com a fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, justificado, com recuo de 2cm;
8) As notas de rodapé devem se resumir a notas explicativas, ordenadas sequencialmente em números arábicos e obedecendo à seguinte formatação: fonte Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas simples e alinhamento justificado.
9) A reprodução direta ou indireta de informações expressas por outrxs autorxs (citações) deve obedecer ao seguinte sistema:
9.1) Para citações diretas:
a) Para um autor: Trigger (2002, p.16);
b) Para dois autores: Ferreira e Corzo (2013, p.129);
c) Para três autores: Lima, Nascimento e Filho (2013, p.305);
d) Para mais de três autores: Thiesen et al. (2014, p.241).
9.2) Para citações indiretas:
a) Para um autor: (Trigger, 2002, p.16);
b) Para dois autores: (Ferreira & Corzo, 2013, p.129);
c) Para três autores: (Lima, Nascimento & Filho, 2013, p.305);
d) Para mais de três autores: (Thiesen et al., 2014, p.241).
10) As obras citadas devem estar no final do texto, organizadas por ordem alfabética e devem obedecer ao seguinte sistema:
a) Para livros: TRIGGER, B. G. 2002. História do pensamento arqueológico. 2ª ed. São Paulo: Odysseus.
b) Para capítulos de livros: LIMA, D.; NASCIMENTO, E. & FILHO, M. 2013. Em busca do tempo da escravidão: patrimônio histórico e memória coletiva na comunidade quilombola Chacrinha dos Pretos. In: AGOSTINI, C. (Org.). Objetos da escravidão: abordagens sobre a cultura material da escravidão e seu legado. Rio de Janeiro: 7Letras, p.305-331.
c) Para artigos em periódicos: THIESEN, B. V.; PEREIRA, C. M.; RIPPEL, E.; VESPASIANO, G. R.; CORNAQUINI, I. G.; TOLEDO, J. & FERNANDEZ, M. 2014. Vestígios de uma ausência: uma arqueologia da repressão. Revista da Arqueologia Pública, 1(10): 231-250.
d) Para teses, dissertações, monografias de conclusão de curso: CORRÊA, J. A. G. 2009. De reinados e de reisados: festa, vida social e experiência coletiva em Justinópolis/MG. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia e Arqueologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
OBS:
11) As imagens utilizadas devem ser inseridas no corpo do texto, contendo as referências necessárias (legenda explicativa e fonte - autor, acervo, data, nome da publicação), inseridas logo abaixo da imagem em fonte de corpo 10, espaço simples e centralizado. A permissão para a publicação das imagens é de inteira responsabilidade dx(s) autor(xs).
Artigos
Regras Específicas
1) O artigo deverá possuir de 8 a 18 laudas e deve estar de acordo com os critérios acima;
2) O título do artigo deve estar em caixa alta e em negrito; abaixo o(s) nome(s) dx(s) autorx(s) em um intervalo de um espaço de 1,5 sem negrito e alinhado(s) à direita. A titulação, bem como a instituição à qual se vincula(m), deve(m) ser inserida(s) em nota de rodapé de forma breve;
3) Abaixo do(s) nome(s) dxs autorx(s), deve-se incluir o resumo no mesmo idioma do texto, contendo de 100 a 200 palavras em Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas simples, acompanhado de três a cinco palavras-chave;
Resenhas
Regras Específicas
1) As resenhas deverão ter de 3 a 7 laudas e devem estar de acordo com as normas estipuladas pela revista;
2) As resenhas deverão conter a referência da obra resenhada no início do corpo do texto, seguindo as normas para referência explicitadas nas normas para tal fim;
3) Abaixo da referência da obra resenhada deve ser inserido o(s) nome(s) dx(s) autorx(s) em um intervalo de um espaço de 1,5 sem negrito e alinhado(s) à direita. A titulação, bem como a instituição à qual se vincula(m), deve(m) ser inserida(s) em nota de rodapé de forma breve;
Relatos de Experiência
Descrição da secção: Área destinada à publicação de experiências de ensino, de projetos realizados, de exposições.
Regras Específicas
1) O texto deverá conter no mínimo 5 laudas;
2) O título deve estar centralizado, em caixa alta e em negrito; abaixo o(s) nome(s) dx(s) autorx(s) em um intervalo de um espaço de 1,5 sem negrito e alinhado(s) à direita. A titulação, bem como a instituição à qual se vincula(m), deve(m) ser inserida(s) em nota de rodapé de forma breve;
3) Abaixo do(s) nome(s) dxs autorx(s), deve-se incluir um resumo (título esse escrito também em caixa alta, negrito e centralizado) no mesmo idioma do texto, contendo de 100 a 200 palavras em Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas simples, acompanhado de três a cinco palavras-chave.
Processo de avaliação
Todas as contribuições serão submetidas a pareceristas. A avaliação dos trabalhos submetidos será feita sem identificação de autores nem de avaliadores (double blind review). O Coletivo Editorial encaminhará o trabalho proposto a pessoas com prática e conhecimento no tema. Aos avaliadores será solicitado que considerem, principalmente, os seguintes aspectos: adequação e consistência interna da teoria e dos aspectos metodológicos, quando se tratar de artigo teórico empírico; relevância da contribuição para os debates políticos e teóricos relacionados ao tema.
Todos os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade dxs autorxs. O envio desses trabalhos implica na concessão dos direitos autorais relativos a esta publicação.
O envio de artigos e outros materiais é em fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.