Todas as contribuições deverão ser enviadas para o e-mail: submissao.arche@furg.br.
Para dúvidas entrar em contato pelo e-mail: arche@furg.br
1) Poderão ser submetidos para publicação: artigos derivados de pesquisas e/ou reflexões teórico-metodológicas, resenhas de livros, relatos de experiência. Todos os trabalhos submetidos devem contemplar e/ou contribuir para o desenvolvimento da ciência arqueológica. Poderão ainda estar escritos em espanhol ou português.
2) Os textos devem ser submetidos em arquivos doc e serem originais, não tendo sido publicados antes;
3) Os textos devem seguir um padrão textual coeso e estrutural obedecendo à ordem de introdução, desenvolvimento e conclusão, a fim de explicitar adequadamente os objetivos do texto ora proposto;
4) Alinhamento: justificado; Fonte do texto: Times New Roman, tamanho 12, Espaçamento entre linhas simples;
5) Abaixo do(s) nome(s) dxs autorx(s), deve-se incluir um resumo no mesmo idioma do texto, contendo de 100 a 200 palavras em Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas simples, acompanhado de três a cinco palavras-chave;
6) Citações de até 3 linhas: devem vir inseridas no texto entre aspas e seguidas pelas devidas referências;
7) Citações com mais de 3 linhas: devem vir destacadas do corpo de texto com a fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, justificado, com recuo de 2cm;
8) As notas de rodapé devem se resumir a notas explicativas, ordenadas sequencialmente em números arábicos e obedecendo à seguinte formatação: fonte Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas simples e alinhamento justificado.
9) A reprodução direta ou indireta de informações expressas por outrxs autorxs (citações) deve obedecer ao seguinte sistema:
9.1) Para citações diretas:
a) Para um autor: Trigger (2002, p.16);
b) Para dois autores: Ferreira e Corzo (2013, p.129);
c) Para três autores: Lima, Nascimento e Filho (2013, p.305);
d) Para mais de três autores: Thiesen et al. (2014, p.241).
9.2) Para citações indiretas:
a) Para um autor: (Trigger, 2002, p.16);
b) Para dois autores: (Ferreira & Corzo, 2013, p.129);
c) Para três autores: (Lima, Nascimento & Filho, 2013, p.305);
d) Para mais de três autores: (Thiesen et al., 2014, p.241).
10) As obras citadas devem estar no final do texto, organizadas por ordem alfabética e devem obedecer ao seguinte sistema:
a) Para livros: TRIGGER, B. G. 2002. História do pensamento arqueológico. 2ª ed. São Paulo: Odysseus.
b) Para capítulos de livros: LIMA, D.; NASCIMENTO, E. & FILHO, M. 2013. Em busca do tempo da escravidão: patrimônio histórico e memória coletiva na comunidade quilombola Chacrinha dos Pretos. In: AGOSTINI, C. (Org.). Objetos da escravidão: abordagens sobre a cultura material da escravidão e seu legado. Rio de Janeiro: 7Letras, p.305-331.
c) Para artigos em periódicos: THIESEN, B. V.; PEREIRA, C. M.; RIPPEL, E.; VESPASIANO, G. R.; CORNAQUINI, I. G.; TOLEDO, J. & FERNANDEZ, M. 2014. Vestígios de uma ausência: uma arqueologia da repressão. Revista da Arqueologia Pública, 1(10): 231-250.
d) Para teses, dissertações, monografias de conclusão de curso: CORRÊA, J. A. G. 2009. De reinados e de reisados: festa, vida social e experiência coletiva em Justinópolis/MG. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia e Arqueologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
OBS:
11) As imagens utilizadas devem ser inseridas no corpo do texto, contendo as referências necessárias (legenda explicativa e fonte - autor, acervo, data, nome da publicação), inseridas logo abaixo da imagem em fonte de corpo 10, espaço simples e centralizado. A permissão para a publicação das imagens é de inteira responsabilidade dx(s) autor(xs).
Artigos
Regras Específicas
1) O artigo deverá possuir de 8 a 18 laudas e deve estar de acordo com os critérios acima;
2) O título do artigo deve estar em caixa alta e em negrito; abaixo o(s) nome(s) dx(s) autorx(s) em um intervalo de um espaço de 1,5 sem negrito e alinhado(s) à direita. A titulação, bem como a instituição à qual se vincula(m), deve(m) ser inserida(s) em nota de rodapé de forma breve;
3) Abaixo do(s) nome(s) dxs autorx(s), deve-se incluir o resumo no mesmo idioma do texto, contendo de 100 a 200 palavras em Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas simples, acompanhado de três a cinco palavras-chave;
Resenhas
Regras Específicas
1) As resenhas deverão ter de 3 a 7 laudas e devem estar de acordo com as normas estipuladas pela revista;
2) As resenhas deverão conter a referência da obra resenhada no início do corpo do texto, seguindo as normas para referência explicitadas nas normas para tal fim;
3) Abaixo da referência da obra resenhada deve ser inserido o(s) nome(s) dx(s) autorx(s) em um intervalo de um espaço de 1,5 sem negrito e alinhado(s) à direita. A titulação, bem como a instituição à qual se vincula(m), deve(m) ser inserida(s) em nota de rodapé de forma breve;
Relatos de Experiência
Descrição da secção: Área destinada à publicação de experiências de ensino, de projetos realizados, de exposições.
Regras Específicas
1) O texto deverá conter no mínimo 5 laudas;
2) O título deve estar centralizado, em caixa alta e em negrito; abaixo o(s) nome(s) dx(s) autorx(s) em um intervalo de um espaço de 1,5 sem negrito e alinhado(s) à direita. A titulação, bem como a instituição à qual se vincula(m), deve(m) ser inserida(s) em nota de rodapé de forma breve;
3) Abaixo do(s) nome(s) dxs autorx(s), deve-se incluir um resumo (título esse escrito também em caixa alta, negrito e centralizado) no mesmo idioma do texto, contendo de 100 a 200 palavras em Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas simples, acompanhado de três a cinco palavras-chave.
Ensaios Fotográficos
1) ensaio deverá conter de 5 a 15 fotografias. Cada imagem deve ser acompanhada por uma legenda explicativa e seguir as normas gerais de referência da revista . Devera conter um título descritivo da vinculação das imagens com o tema proposto. Ao final do ensaio, deve haver um texto de conclusão com o mínimo de 100 e o máximo de 300 palavras.
2) O título do ensaio deve estar centralizado, em caixa alta e em negrito. Abaixo, o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) vir em um intervalo de um espaço de 1,5, sem negrito e alinhado(s) à direita.
3) As imagens submetidas devem ter uma resolução mínima de 300 dpi..
4) O arquivo individual de cada imagem deverá ser anexado separadamente e devidamente numerado de 1 a 15 conforme a sequência de apresentação desejada no ensaio.
Poemas
1) Os Poemas deverão ter de até 7 laudas e devem estar de acordo com as normas estipuladas pela revista, mantendo a fonte Times New Roman, tamanho 12. O Espaçamento entre linhas deve ser simples para todos os poemas. O alinhamento poderá ser justificado, centralizado ou à esquerda.
2) O título do ensaio deve estar centralizado, em caixa alta e em negrito. Abaixo, o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) vir em um intervalo de um espaço de 1,5, sem negrito e alinhado(s) à direita.
Cronicas
1) As Crônicas deverão ter de 3 a 7 laudas e devem estar de acordo com as normas estipuladas pela revista;
2) As Crônicas deverão conter a referência da obra resenhada no início do corpo do texto, seguindo as normas para referência explicitadas nas normas para tal fim;
3) Abaixo da referência da obra resenhada deve ser inserido o(s) nome(s) dx(s) autorx(s) em um intervalo de um espaço de 1,5 sem negrito e alinhado(s) à direita. A titulação, bem como a instituição à qual se vincula(m), deve(m) ser inserida(s) em nota de rodapé de forma breve;
Historia em Quadrinho
1) A submissão deverá ter 1 lauda, considerando-se a página como o espaço final da HQ.
2) É obrigatório um Texto de Apresentação/Justificativa texto de conclusão com o mínimo de 100 e o máximo de 300 palavras. que sirva como um resumo expandido da proposta. que sera enviada ao parecirista, mas não estara presente na publicação final.
3) As imagens submetidas devem ter uma resolução mínima de 300 dpi..
4 ) O arquivo da HQ deve ser enviado no formato PDF com as imagens e quadros da hq ja diagramados. Em um arquivo separado o Texto de Apresentação/Justificativa.
Processo de avaliação
Todas as contribuições serão submetidas a pareceristas. A avaliação dos trabalhos submetidos será feita sem identificação de autores nem de avaliadores (double blind review). O Coletivo Editorial encaminhará o trabalho proposto a pessoas com prática e conhecimento no tema. Aos avaliadores será solicitado que considerem, principalmente, os seguintes aspectos: adequação e consistência interna da teoria e dos aspectos metodológicos, quando se tratar de artigo teórico empírico; relevância da contribuição para os debates políticos e teóricos relacionados ao tema.
Todos os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade dxs autorxs. O envio desses trabalhos implica na concessão dos direitos autorais relativos a esta publicação.
O envio de artigos e outros materiais é em fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.